Em maio, as fabricantes de máquinas agrícolas tiveram mais um mês positivo de vendas no Brasil. Boletim divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), na manhã desta terça-feira (6/6), em São Paulo, aponta alta de 17,6% no comércio de tratores e colheitadeiras no mês passado em relação a abril. Ao todo, foram vendidas 4.054 unidades, contra 3.446 em abril.

Com os dados de maio, o desempenho do setor nos primeiros cinco meses do ano melhorou em relação ao ano passado. De janeiro a maio de 2017, a indústria vendeu no país 17.262 tratores e colheitadeiras, ante 13.410 vendidos no mesmo período de 2016.

Exportações

No mercado externo, o comércio de máquinas agrícolas tem sido ainda melhor que internamente. Segundo a Anfavea, em maio, as empresas com fábricas no Brasil exportaram 1.321 unidades, 39% mais que em abril, quando foram embarcadas 948 unidades. Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve alta de 72% nas vendas externas de máquinas. E, no acumulado do ano, houve avanço de 30,6%, para 4.526 unidades, contra 3.464 no ano passado.

A diretoria da Anfavea destacou, novamente, a safra recorde grãos do Brasil e a disponibilidade na oferta de financiamentos por parte do setor público, que motivou os produtores rurais a manterem investimentos na renovação do parque de máquinas. O presidente da Anfavea, Antonio Carlos Megale, acrescentou ainda que o relatório de maio reflete em parte os negócios realizados durante a Agrishow, principal feira de tecnologia agrícola da América Latina, realizada em maio, em Ribeirão Preto (SP). A diretoria da entidade acredita, inclusive, que a feira ainda impactará no desempenho do comércio nos próximos meses.

“Esse desempenho constante do segmento está bastante vinculado à estabilidade que tivemos do financiamento. Foi a primeira vez no passado recente que não tivemos interrupção da linha Moderfrota. E com o lançamento do próximo Plano Safra, a indústria está se preparando para atender a demanda, que continuar forte”, disse a vice-presidente da Anfavea, Ana Helena Correa de Andrade.



Fonte: Vendas de máquinas agrícolas cresceram 17% em maio